Na maioria das vezes o cansaço e as dores que sentimos ao final de mais um dia de trabalho nada mais é do que má postura. Ao longo do dia ficamos muito tempo em uma mesma posição, fazemos inúmeros movimentos e esforços desnecessários, que sobrecarregam a musculatura corporal.

Trabalhar horas sentadas ou em pé pode causar sensação de mal-estar, pois cada um dos músculos recebe boas doses de tensão. Uma boa noite de sono tranquilo pode ser uma ótima opção, mas nem sempre isto é possível, o que nos leva a acordar no dia seguinte com o corpo já dolorido.

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Nesse momento nada mais gostoso do que poder relaxar e sentir-se bem novamente. Para isto servem os exercícios de alongamento, que ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores musculares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das “rotinas de trabalho”.

Os exercícios de alongamento são simples e podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, estando você em casa, no carro a caminho do trabalho, ao telefone ou mesmo durante o seu trabalho. Podem ser realizados para diminuir a tensão nervosa, quando é preciso concentração para dar o melhor de si e também antes e depois das atividades físicas.

Na atividade física os alongamentos realizados antes do início têm por objetivo aquecer a musculatura para o exercício, e ao final não permite o encurtamento dos músculos, o que prejudicaria a flexibilidade do corpo.

Estes exercícios visam à diminuição da tensão, reduzem a ansiedade, o estresse e a fadiga muscular, ativam a circulação e diminuem os riscos de lesões.

O alongamento corporal traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles:

  • Melhora a qualidade de vida, combate ao estresse;
  • Tranquiliza e relaxa, aumenta a capacidade de concentração;
  • Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;
  • Aumenta a autoestima, facilita os movimentos do dia-a-dia;
  • Auxilia na reabilitação de problemas posturais, melhora o posicionamento da coluna vertebral;
  • Diminui tensões e reduz os riscos de lesões;
  • Ativa a circulação sanguínea, diminui dores musculares.

Alguns exercícios que podem ser praticados dentro do nosso ambiente de trabalhoExemplos de alongamentos que pode ser praticados dentro do nosso ambiente de trabalho.

Alongar o corpo é indispensável a qualquer trabalhador. É rápido, simples e muito benéfico a qualquer pessoa independente da função que desempenha.

Alongue-se!

http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/alongamento-no-trabalho-2729.html